domingo, 2 de abril de 2017

Diplomas "Ajudáris" para novos autores

No Centro Escolar de Santa Teresa decorreu, no âmbito da "XI - Semana da Leitura", a entrega de diplomas aos autores da história a Castanha Estrelinha.

 Os alunos que frequentam as duas turmas de 1º ano e as crianças das quatroturmas de pré escolara a puderam escutar a leitura da história por meninos que estão no 1º ano, mas frequentavam no ano letivo 2016/17 a educação pré escolar. Após este belo momento, foi feita a entrega dos diplomas aos jovens autores.

Parabéns a todos!




O departamento do pré-escolar no ano letivo 2015/2016 implementou o projecto pedagógico "Ao Redor das Histórias" que contemplava a construção de uma história volante.
Deveria  ser construída com o contributo de todas as crianças dos jardins-de-infância do nosso Agrupamento.

Através da BE tivemos conhecimento do concurso “Histórias Ajudaris”, percebemos que podíamos aliar o fortalecimento de hábitos de leitura e de escrita e ao mesmo tempo impulsionar os valores da cidadania e da solidariedade.

Deitámos mãos à obra, e as nossas crianças tornaram-se protagonistas e autores partilhando a sua criatividade numa história que foi seleccionada para integrar o livro “Ajudaris’16 Histórias de Encantar – volume IV.


 Lembro-me que quando estava na pré recebemos da biblioteca  uma folha que trazia escrito: "Era uma vez uma castanha vaidosa que andava muito triste porque há muito tempo não conseguia comunicar com os seus amigos…."
Nós continuamos a história e chamamos Estrelinha à castanha e a nossa educadora escreveu tudo na folha.

Depois fizemos um trabalho com desenho, colagem  que  enviamos para os amigos de outra sala.
Diogo - 6 anos

Quando a história chegou à nossa sala já tinha muitas páginas escritas e trazia também alguns trabalhos feitos pelos nossos amiguitos, onde podíamos ver os personagens e os locais onde a história já tinha acontecido.
A nossa educadora leu toda a história já escrita e nós continuamos. A castanha estrelinha andava a viajar e parou numa quinta onde fez muitos amigos. Todos juntos divertiram-se muito … e nós também.
Afonso - 5 anos

Feito com Padlet

Eu também fui autor nesta história e um dia fui com meninos da minha sala de autocarro até ao Centro Escolar da Caridade  para  conhecer todos os amigos autores da história.

Nesse dia, depois de alguma brincadeira as educadoras fizeram o teatro da nossa história.





Todos nós gostamos muito deste dia.
Martim - 6 anos

A história que nós fizemos está na Biblioteca Escolar.
A que foi enviada para o concurso da Ajudaris está neste livro


Hoje, tenho em minha casa um livro que a minha Mãe comprou onde posso ler a história e ver as ilustrações que diversos ilustradores fizeram.

O livro tem muitas histórias e poemas de outros meninos solidários.

Eu gostei muito de participar nesta história…
Este é o livro e se quiserem ser solidários, como nós, podem ir a uma das bibliotecas escolares do nosso Agrupamento e adquiri-lo.

Matilde - 6 anos




Sem comentários:

Enviar um comentário