sábado, 4 de março de 2017

Carta dos nossos correspondentes - Instruções de fabrico: O silo de compostagem


Carta aos nossos correspondentes



Relatório coletivo Pelas crianças da turma CM1A : Ecole Marbeau - Le Plessis Trévise


Tradução: Prof. Alda Reis
Caríssimos correspondentes, bom dia. 

Hoje estamos a 3 de janeiro de 2017 e estamos a fazer uma ficha técnica sobre o silo de compostagem. 
Vamos explicar-vos tudo sobre o material que precisamos e os procedimentos a seguir: o resíduo verde da cozinha que é utilizável e o resíduo do jardim também ele utilizável. E o que é importante, é a lista do que não podemos colocar lá dentro. Caso contrário, poderia haver consequências muito más. (Louise).

Vamos então escrever-vos um pequeno texto sobre o fabrico, uma ficha técnica para construir um silo de compostagem. Já tínhamos alguns na sala, mas antes das férias de Natal, tivemos de os despejar.Com efeito, estava cheio com cascas de banana, de legumes, de fruta e um dia, ficou cheio até a cima com terra. Tudo estava transformado em terra boa graças às nossas minhocas. Comeram e digeriram tudo o que tínhamos colocado no nosso recipiente de compostagem. E nós precisávamos de terra boa para usar em algumas das nossas plantações no nosso “Jardim Extraordinário”  que fabricámos no mês de outubro. Então um dia à tardinha, durante o recreio do Estudo, a Laura-Line e a Louana despejaram o silo da sala e acrescentaram terra em todos os contentores que tínhamos espalhado pelo jardim da escola. E isto passou-se na terça-feira, à tardinha, antes das férias. Então a Laura-Line e eu, Louana, ficámos no Estudo nesse dia. Despejámos a terra do nosso silo de compostagem nos recipientes do nosso “Jardim Extraordinário”. Mas alguns alunos do CM2 ajudaram-nos. 
Foi divertido. No início, a Laura-Line não queria sujar as mãos. Mas finalmente, sujou-as. Então lá achou que não tinha mal e continuou com os dedos. Foi divertido. (Louana) 

Na quinta – feira seguinte, de manhã, o professor trouxe o silo da turma. É um recipiente em vidro para que possamos observar a deslocação das minhocas e o desaparecimento, pouco a pouco, das cascas e dos desperdícios verdes que nós lá colocámos. O professor já lá tinha posto no fundo, um pouco de terra e folhas mortas. E fizemos um grande debate em Ciências sobre todos os produtos que podemos colocar neste silo. Também falámos das coisas que devemos evitar lá colocar. Falámos também da utilidade dos silos de compostagem. É bom para o planeta: reciclar todos os resíduos verdes. Isso produz um composto : é terra muito boa. As plantas podem usá-lo para aí encontrar os alimentos de que necessitam para se alimentarem, crescerem e desenvolverem-se. E quando estas plantas, por sua vez, estiverem mortas, poderão juntar-se a um silo de compostagem para se tornarem novamente terra de qualidade e assim por diante. E ainda por cima é grátis, não polui o planeta e é bom. No primeiro período, também estudámos as energias renováveis. 
Aprendemos o que é a biomassa: a produção de gases graças à decomposição dos resíduos verdes. Depois, esse gás pode ser recuperado para fazer funcionar máquinas. É limpo, não polui, é renovável. Então é espetacular! Por isso, hoje, fizemos uma ficha técnica sobre o silo de compostagem. Vimos o que podia ser colocado no silo e o que devemos evitar lá colocar. Já tínhamos feito um silo de compostagem e tivemos boa terra graças às minhocas. (Andréa)

 E agora, aqui está a nossa ficha técnica de um pequeno silo de compostagem para a turma. Caros correspondentes, boa leitura e até breve. (Haya) (Kévin)

Ficha técnica

Material
Um recipiente de compostagem : em vidro ou em plástico transparente para que possamos observar as minhocas todas que aí vivem e que comem a comida, os resíduos verdes que nós lhes damos. Podemos utilizar placas em plásticos para a sombra e uma placa para colocar por cima da caixa (Eléa) (Marilyn).Temos de juntar um pouquinho de terra mas com moderação e algumas folhas mortas par bem iniciar este silo. E depois temos de colocar as minhocas. Depois, pouco a pouco, é preciso juntar, depositar lá todos os resíduos verdes dos jardins, da natureza, mas também de casa, o que não comemos, as cascas da fruta e dos legumes. Aliás, eis a lista do que podemos e não podemos colocar num recipiente de compostagem. Vamos passar aos procedimentos do fabrico do silo de compostagem. (Louise) (Naëly)

Descrição, procedimentos, lista do que se pode colocar num recipiente ou então  o que devemos evitar colocar nesse recipiente.
Para começar:
Num recipiente de compostagem:
- Colocar um pouco de terra e de seguida, algumas folhas mortas.
- Colocar as minhocas encontradas no nosso jardim. E sem lhes fazer mal.
- Por vezes, deitar os resíduos verdes da cozinha, como por exemplo as cascas, e os resíduos “verdes” do jardim.
- Esperar pela decomposição graças à ação das minhocas.
- Observar muito regularmente.

Os resíduos verdes da cozinha: cascas de bananas, de peras, de maçãs, de batatas, de alperces, de pêssegos, de cenouras, de abacate, de pepinos, de courgettes, de cogumelos, de beringelas, de ananás, a pele do tomate, todos os tipos de cascas, grainhas e folhas de alcachofra. … (Yaël) (Helder)

Os resíduos verdes do jardim: galhos, paus, pequenos pedaços de madeira, ramos para facilitar a sua decomposição, erva cortada, por exemplo, a relva, flores cortadas, murchas, folhas de árvores, sobretudo aquelas que caem no outono, pétalas, flores, silvas (Eden) (Shanice)

Evitar colocar: cascas de fruta e de legumes ácidos como por exemplo as laranjas, as clementinas, as tangerinas, as toranjas ou os limões ou seja os citrinos. Evitar também colocar charcutaria, carnes como por exemplo carne picada ou enchidos, salsichas, restos de frango, bem como queijo; isso pode atrair os ratos no jardim . (Yassine) (Iliess)

E pronto ! Foi assim que fizemos o silo para a compostagem.









 



Sem comentários:

Enviar um comentário