segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

"O Mundo Fantástico de Sophia e a Magia do Natal"


"O Mundo Fantástico de Sophia e a Magia do Natal", projeto, que em boa hora a Câmara Municipal de Ourém lançou, com o objetivo de divulgar a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen foi uma iniciativa que se prolongará no tempo!

O Agrupamento de Escolas Conde de Ourém esteve presente em diverso momentos e de diversas maneiras, envolvendo toda a comunidade.

Motivados para dar resposta ao desafio, aderimos a várias atividades das quais posso já referir:

-  "Montras com livros"

Para assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - MIBE crianças do Pré-escolar até aos alunos do 3º CEB, em parceria com o comercio local, "espalharam" pinceladas da sua vida e obra pela cidade.
Sapateiro

Talho

-  "Árvore das trocas".

Recebemos, nas nossas bibliotecas, a  "Árvore das Trocas" que em plena época natalícia, nos  levou ao mundo dos contos para a infância, partindo de um ponto comum, percorrendo caminhos diferentes.

BE Oureana

Árvore das trocas 




















BE Atouguia

O Cavaleiro da Dinamarca
A Menina do Mar

A Noite de Natal


- "Concurso Concelhio de Leitura 2017"

Uma das obras de conhecimento obrigatório, para participação neste evento, "A noite de Natal" não só foi lida pelos participantes, como desencadeou o gosto da partilha, que associado ao prazer de representar, levou à encenação deste conto, para colegas, (crianças e alunos dos nossos estabelecimentos de ensino) e familiares dos atores.



Joana conversa com Gertrudes

A Noite de Natal da família de Joana.

Vamos seguir a Estrela...

A Noite de Natal do Manuel

- "Eu conto com Sophia - A Fada Oriana" A magia do conto, bem contado, já extasiou algumas das nossas crianças e alunos, nas suas bibliotecas escolares ou mesmo salas de aula.

Agora vai ter continuidade na Biblioteca Municipal de Ourém.



















Lá iremos com todo o gosto...



A cerimónia de encerramento do projeto "O Mundo Fantástico de Sophia e a Magia do Natal" realizou-se no dia 25 de fevereiro de 2017, no cineteatro Municipal de Ourém.

Obrigado a todos, os que nos permitiram abrir novos horizontes, de forma lúdica, envolvendo magia e dando sentido ao mundo em que estamos a crescer. 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário