sábado, 4 de fevereiro de 2017

História de um grão de trigo



Ainda motivados pela agricultura, nós, os alunos do 4º ano B,  pesquisámos e elaborámos uma pequena história que gostaríamos que fosse para o blogue da biblioteca.


GRÃO DE TRIGO

Há muito tempo, numa quinta, um agricultor semeou um grão de trigo, num rego.

Este grão de trigo era especial, era muito amarelo, quase dourado. Para surpresa do agricultor passado uma semana apareceu um brotinho. O agricultor foi chamar a sua mulher:
- Rosa, vem depressa ver o nosso grão de trigo.
- Como ele cresceu tão depressa! É especial!- exclamou a Rosa.

Durante vários dias, dia e noite, o agricultor cuidou daquele grão de trigo especial. Como não é preciso regar o trigo, uma vez que ele tem de secar, o agricultor arrancou as ervas e escavou para as raízes perfurarem melhor a terra.

Passado um mês, quando o agricultor acordou, viu da sua janela uma enorme espiga. Logo correu com a sua mulher, foi buscar um escadote e arrancou aquela espiga. Qual não foi o seu espanto, quando tirou as cascas e encontrou ouro em cada grão do trigo.
- Mulher, estamos ricos!

- Agora, já podemos comprar um trator.
Os agricultores ficaram muito felizes pois eram pobres e com esta espiga puderam ter uma vida melhor.











    
Saber mais:
Em Portugal 75% dos campos agrícolas são plantados com trigo.
Os homens que ceifam, chama-se ceifadores.
O trigo foi primeiramente cultivado no médio oriente.
O trigo é uma gramínea cultivada em todo o mundo, atualmente.
O grão de trigo é um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão. Também é utilizado na alimentação dos animais domésticos e como ingrediente no fabrico de cerveja. O trigo é também plantado estritamente como forragem para animais domésticos, como a palha.
 Grãos giberelados- Tanto de triticale, como outros cereais de inverno, quando fornecidos a mamíferos monogástricos, principalmente suínos, podem causar problemas de toxicidade. A retirada destes com uma máquina de ar e peneira ou outra prática de seleção, permite que os grãos sadios sejam usados sem problemas na alimentação dos animais. Resíduos das máquinas de limpeza de grãos devem ser cuidadosamente examinados; se contiverem grãos giberelados devem ser queimados para evitar contaminação ou que os mesmos venham a ser acidentalmente ingeridos pelos animais.


Centro Escolar de Santa Teresa- 4º B 

Sem comentários:

Enviar um comentário