segunda-feira, 13 de abril de 2020

Aprender nas bibliotecas

Aprender nas bibliotecas
Várias tem sido as atividades desenvolvidas nas nossas bibliotecas.
Nelas tem sido apresentado um leque alargado de iniciativas visando promover o valor das bibliotecas, desenvolver as literacias e incrementar o gosto pela leitura. Tem sido proposto alguns projetos/desafios em articulação com os docentes titulares de turma.
Além dos Kahoot feitos aos alunos dos 3º e 4º anos onde tiveram a possibilidade de consolidar os seus conhecimentos em várias áreas (corpo e esqueleto humano, história de Portugal, estudo do meio) foi também lançado o concurso nacional de leitura com a prova da 1ª fase - escola/agrupamento e 2ª fase - concelho.
A leitura dos números, foi também trabalhada com as crianças desafiando-se umas às outras a treinar as tabuadas com jogos online (desafios da tabuada).
As horas do conto ouvidas e vividas pelas crianças deixam sempre um clima de festa nas nossas bibliotecas associando -se os trabalhos de expressão plástica que dão vida e alegria à decoração das nossas escolas.
A partilha com os idosos e outras instituições também tem sido relevante e muito participada.
 A participação em projetos, exposições e algumas brincadeiras que vão além biblioteca tem envolvido as nossas crianças assim como as respetivas famílias.
Lançados os desafios nota-se um grande entusiasmo por parte dos grupos de crianças em que eles são autónomos nas pesquisas, organização, escolha de materiais, elaboração dos trabalhos e apresentação aos colegas e professores. 
Recentemente em todas as bibliotecas as crianças dinamizaram momentos de verdadeiros comícios, numa campanha eleitoral “Miúdos a votos” – “Quais os livros mais fixes?”. Apresentaram cartazes, desdobráveis, marcadores de livros, brindes e momentos de animação para exporem o seu livro preferido. 
Tem sido muito gratificante, sentir entusiasmo e a adesão das crianças para com as atividades propostas pelas bibliotecas.
                                                                                             Abril 2020











Sem comentários:

Enviar um comentário