segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Castanhas com poesia - 3.º ano A e B

Ó senhor vendedor

mais uma castanhinha
para o meu cartucho, por favor.
É dia de São Martinho
e já bem fumega
 o seu tradicional carrinho!
 
    
Pelo São Martinho
há muita castanha assada
para toda a criançada,
regada com muito suminho.
3.º A e 3.º B
Entrevista
O vendedor de castanhas

-Bom dia, senhor vendedor de castanhas! Como está?

-Bom dia. Estou bem, obrigado.

-Nós somos alunos do 3º ano. Podemos lhe fazer umas perguntas?

-Podem. Claro que sim.

-Como se chama?

-Eu chamo-me Ricardo.

-Há quantos anos você é vendedor de castanhas?

-Sou vendedor de castanhas há 25 anos.

-Já assou castanhas em quantas escolas?

-Já assei castanhas para muitas crianças, em muitas escolas.

-Também vende castanhas nas feiras?

-Sim, também vendo castanhas nas feiras.

-Normalmente quanto custa uma dúzia de castanhas?

-Uma dúzia custa 2.50 €.

-Gosta da sua profissão? Porquê?

-Gosto da minha profissão, porque já trabalho desde pequeno com os meus pais.

-Obrigado e bom trabalho a assar as castanhas para nós.

-Obrigado. Espero que gostem das castanhas assadas no meu carrinho.
CESTeresa


Provérbios


  O verão de São Martinho é um dia e um bocadinho!

·         Mais vale um castanheiro do que um saco com dinheiro.

·         No dia de São Martinho vai à adega e prova o vinho.

·         No dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho.

·         Pelo São Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.

·         Pelo São Martinho semeia fava e linho.






3.º A e 3.º B CESTeresa

Sem comentários:

Enviar um comentário