quinta-feira, 18 de outubro de 2018

O que ficou do Dia Mundial da Alimentação no centro escolar de Santa Teresa...

No hall de entrada principal esteve esta maravilhosa roda dos alimentos construída pelos alunos do 4º ano B, com a colaboração dos encarregados de educação.


No hall da cave estão expostos os trabalhos escritos correspondentes ao desafio que a biblioteca lançou às turmas do 1º CEB:




A Maçã e a Goma

Um Bróculo e uma Goma

As Gomas e o Nabo

O Nabo e as Gomas



O encontro da D. Cenoura e D. Goma

Numa tarde muito bonita ia a D. Cenoura a passear muito feliz no jardim quando encontrou a D. Goma muito vaidosa.
- Boa tarde D. Goma. – disse a D. Cenoura.
- Boa tarde D. Cenoura – respondeu a D. Goma.
- Posso fazer-lhe uma pergunta? Qual de nós é que acha que é mais saudável? Que faz melhor aos meninos? – perguntou a D. Cenoura.
- Olha, que pergunta? Então sou eu, que sou mais colorida e apetitosa!
- Ai não, não! Sou eu, que faço bem aos olhos e tenho muitas vitaminas!
A D. Goma, já muito chateada, respondeu à D. Cenoura:
- Pois, mas eu sou muito docinha com o meu açúcar!
A D. Cenoura concluiu muito rapidamente:
- Pode até ser, mas tu fazes mal aos dentes dos meninos e eu não! Todos podem comer cenourinhas sempre que quiserem, enquanto que os doces só devem ser comidos em dias de festa, muito raramente. Por isso, sou eu a mais saudável e ponto!
Separaram-se as duas e foram embora, cada uma para seu lado, uma muito triste e outra muito contente.

Diálogo feito pela turma do 1º ano A



Um intruso na alimentação


No Dia da Alimentação, os alimentos da roda resolveram protestar.
Não queremos a goma! Ela não pertence à Roda dos Alimentos! –gritaram todos.
    - Porquê? Sou colorida e tenho aspeto delicioso! - exclamou a goma.
- Então, a dona Melancia que tudo sabia explicou:
- Tu não podes entrar aqui, porque tens demasiado açúcar. Não fazes parte da alimentação variada e equilibrada.
- Explica isso melhor, por favor. - pediu a goma.
-É o seguinte: Eu, por exemplo tenho açúcar natural e esse é saudável. O corpo humano necessita apenas dos nutrientes que estão nos alimentos, presentes na roda. - disse a melancia.
- Percebeste? - perguntaram todos.
Mas, mas eu sou muito gostosa. - disse a goma, com tristeza.
  Passou por ali, uma criança que ouviu a conversa e disse:
- Goma, realmente não és saudável. Só te devo comer em dias de festa, para eu não ficar doente.
-Já entendi! Vou embora. Na roda não há lugar para mim…
 A goma deixou-os sossegados e correu para junto da família das guloseimas.
                     Diálogo feito pela turma do 3º ano B

Turma A do 4º ano
Encontro uma Goma e um Tomate na sua sala no dia da alimentação. Cada um dos alunos imaginou o diálogo que aconteceu entre este dois personagens.

Podem ler os trabalhos dos alunos DimaBernardo GomesBernardo Ferraz, Helena Proença, Martim Sousa, Lucas, João Pedro Monteiro, e Simão Ribeiro, Santiago Garcia, Laura Ribeiro, Lara Bento, Joana Rita,  Eva Luna, Mécia e Ana Vitória.


Turma B do 4º ano
Encontro uma Goma e uma Alface na sua sala no dia da alimentação. Cada um dos alunos imaginou o diá logo que aconteceu entre este dois personagens.

Podem ler os trabalhos dos alunos: João Bernardo, Sara Felix,  Maria Inês, Salomé, Clair Margarida, Lara Duarte e Luana Martins, Afonso Ramalho,  Erika Machado, 

1 comentário:

Olinda Sepodes disse...

Saber ter uma alimentação saudável, ajuda-nos a crescer fortes. Turma do 2º A

Enviar um comentário