sábado, 9 de junho de 2018

CNL - A final é amanhã, dia 10 de junho



Vai ter lugar no próximo dia 10 de Junho, no Teatro-Cine de Pombal, pelas 14H00, a final da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).
O Concurso Nacional de Leitura tem por principal objetivo estimular crianças e jovens à prática da leitura autónoma e por prazer.
O Concurso é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, o Camões IP, a Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro, tem o apoio da Câmara Municipal de Pombal e conta com os patrocínios da Bertrand Editora e do Pingo Doce.
Registaram-se para participar nesta iniciativa cerca de 5.000 alunos provenientes de 1000 escolas situadas em Portugal, nos arquipélagos da Madeira e dos Açores e noutros países. 135 Bibliotecas Municipais envolveram-se, também, ativamente neste concurso, ao longo do qual foram lidas, apresentadas e divulgadas pelos alunos 800 obras literárias.
A final do CNL contará com a presença de 204 alunos apurados nas fases escolar, concelhia e intermunicipal anteriores, entre os quais serão selecionados 20 finalistas que irão disputar a última prova deste concurso. Centenas de professores, de professores bibliotecários, mediadores de leitura e as próprias famílias participam e animam este concurso de leitura e escrita.

A RTP, que também se associa a esta festa da leitura, fará a cobertura do evento, apresentado por José Carlos Malato.  As provas permitirão que um júri qualificado avalie as capacidades de leitura expressiva e de argumentação dos alunos concorrentes, em defesa do livro que os próprios escolheram levar à final.
Por cada ciclo de ensino serão atribuídos três prémios e duas menções honrosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário