sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Concurso de Poesia



No final de Janeiro, os alunos do 4º ano A da EB1 de Ourém nrº1, lançaram um desafio aos professores e assistentes operacionais - um concurso de Poesia.

Realizaram um cartaz com as regras do concurso e decidiram quem iria fazer parte do júri:
Bárbara; Renato; Joana, Carolina, educadora Fátima e Educadora Bélita, esta última com o voto de desempate.



Os concorrentes foram: a professora Raquelina, com o poema "Aos alunos"; a professora Olinda, com "Ser Professor"; a professora Albertina, com "A Escola" e Ana Cláudia com "Coisas de Menina".

O poema vencedor foi "Coisas de Menina", de Ana Cláudia que irá receber o Diploma feito pelos alunos participantes, como prémio!
Andreia Freitas

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

JI Vale do Porto

Os meninos e meninas do Jardim de Infância de Vale do Porto realizaram, com o apoio da sua Educadora Gabriela, um powerpoint muito interessante com ideias sobre a Leitura e os Livros, na sua Semana da Leitura...

Vejam a mensagem que recebemos:
«Nesta semana especial temos tido muitas actividades especiais ( podem consultar em www.jicrescersaudavel.blogspot.com) . Enviamos um ppt sobre o que nós achamos da leitura e dos livros. Amanhã vamos estar na biblioteca se nada falhar.
Beijinhos
Gabriela e os meninos do JI de Vale do Porto»

Querem espreitar o resultado?

Andreia Freitas

EB1 Atouguia - Concurso Rosa

Na sala do 1º ano da EB1 de Atouguia, os meninos e meninas realizaram uma actividade muito especial...
Concurso Rosa, consiste num pequeno concurso realizado na turma, revestido de muito significado. Este concurso surgiu na sequência do intercâmbio de correspondência entre 5 alunos, de 5.º ano, com Currículos Específicos Individuais, da Escola EB 2/3 de Pontinha, no âmbito do desenvolvimento de um trabalho em parceria, relativo à Obra O Principezinho.


Vejam só o trabalho final e as fotografias que a Professora Sofia nos enviou!








Andreia Freitas

EB1 Caneiro


Na sala 1 da EB1 do Caneiro, os alunos têm trabalhado muito a escrita... Imaginem que até pediram ajuda a alguém muito especial! Descubram quem...


Andreia Freitas

EB1 do Caneiro

Na EB1 do Caneiro, várias foram as actividades proporcionadas para os alunos na Semana da Leitura...
A Professora Fátima enviou-nos informação para publicarmos aqui no nosso blogue, a qual faz referência ao modo como viveram a semana da leitura no Caneiro.


Andreia Freitas

JI Caneiro


No Jardim de Infância do Caneiro, a Semana da Leitura foi bastante activa. Aqui deixamos a mensagem da Educadora Rita:

«
Olá , mais uma semana passada e muito bem passada. Envio-vos alguns dos momentos do meu jardim nesta semana da leitura.
Beijinhos Rita Marto»


Andreia Freitas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

5º dia Semana da Leitura

E chegámos ao fim desta 5ª Semana da Leitura, com muito entusiasmo e animação.


No dia de hoje, 18 de Fevereiro, 5º e último dia da dita Semana, mais uns JI's vieram visitar a EB1 nrº1 de Ourém. Desta vez foram os meninos de Vale do Porto e Sobral.



Primeiramente tiveram na Biblioteca Oureana a assistir ao teatro de fantoches "Avestruz Mariluz" e a ver as estantes com livros e, depois de lancharem, visitaram a Feira do Livro!



No meio da manhã, Carmen Zita Ferreira visitou-nos e mostrou o seu livro infantil "O Bicho-de-sete-cabeças, história de uma eleição democrática". Foram duas sessões bastante interessantes para as turmas de 4º ano e que contaram com a presença do nosso Director Jorge Portugal.





Durante a tarde assistimos a mais uma sessão de poesia na Biblioteca Oureana, musicada por professores do Conservatório Ourearte, no qual vários alunos do nosso Agrupamento de Escolas têm aulas de vários instrumentos musicais.








Todos os alunos e professoras estão de parabéns pelos trabalhos realizados e pela participação nas actividades e encontros, aplaudidos pelos nossos convidados. Estes salientaram que foram muito bem recebidos e evidenciaram a criatividade e bom comportamento dos alunos da nossa Escola. Estamos todos de parabéns!



E assim terminamos esta 5ª Semana da Leitura em beleza em que demos asas à leitura e viajamos pelos mundos fantásticos dos Afectos, História, Criatividade, Aventura e Imaginação...


Andreia Freitas

4º dia da semana da Leitura

Postal de Ana Mª Magalhães em resposta à turma do 3º A
«Queridos amigos do 3º A. Eu também estou ansiosa por vos conhecer! Obrigada pela carta. Escrevem muito bem e com a letra bonita.
Beijinhos para todos, um abraço à professora.»

A Escola EB1 nrº1 de Ourém tem estado em festa. As actividades preparadas pela equipa da BE Oureana têm excedido as expectativas, segundo opiniões dos alunos e professoras!








A Feira do Livro tem sido um sucesso, sendo visitada pelas escolas e jardins-de-infância de todo o Agrupamento, assim como todas as turmas deste Centro Escolar...





Neste 4º dia da Semana da Leitura iniciámos a manhã com a visita dos meninos do JI do Vilar dos Prazeres, e que assistiram ao teatro de fantoches "A avestruz Mariluz", realizada, desta vez, pela educadora Manuela e eu própria..



Seguiu-se um dos momentos mais esperados da Semana - encontro com Ana Maria Magalhães.




Foi um sucesso! Inicialmente a escritora recebeu alunos do 4º ano que tinham trabalhado várias obras suas e seguidamente dirigimo-nos à Videoteca onde estavam preparados dois momentos especiais. O primeiro momento foi dinamizado pelo 3ºA que representou uma historinha do livro "Rãs, príncipes e feiticeiros". Estiveram todos muito bem: preparados e confiantes proporcionaram-nos um momento de encantar. Depois a autora esteve a partilhar algumas vivências da sua carreira e respondeu a imensas questões colocadas pelos alunos do 3º A e 3ºC.




O segundo momento foi um teatro de fantoches da turma 3º B "Uirapuru". A peça foi um encanto: os meninos projectaram bem a voz e manusearam os fantoches muito bem. Ana Mª Magalhães ficou encantada com ambos os momentos e felicitou o trabalho realizado por todos, bem como as professoras que ajudaram à sua concretização e educadora Manuela que fez os fantoches.



Entre as duas sessões, com a presença das 4 turmas de 3º ano, Ana Maria Magalhães anunciou as três vencedoras das Olimpíadas de Ortografia e entregou os prémios e certificados.





No final de cada momento houve sessões de autógrafos.




Queremos agradecer a presença da escritora, muito apreciada por todos - obrigada Ana Maria Magalhães!






Durante a tarde, as alunas da EPO voltaram a dinamizar actividades para os JI's que nos visitaram, actividades lúdicas e divertidas na Videoteca. No final da tarde, um professor da Ourearte com duas das suas alunas, tocou clarinete e musicou os nossos momentos de poesia para as turmas do 2º ano e 3º A e B.










Apesar da compra de livros, os meninos e meninas continuam a frequentar a BE Oureana e a requisitar livros..






Sem dúvida um dia preenchido e animado, onde demos, uma vez mais, asas à leitura!




Andreia Freitas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Olimpíadas da Ortografia


Na tarde de 16 de Fevereiro ocorreu a finalíssima das Olimpíadas da Ortografia.


Queremos agradecer a todos os alunos que participaram e o seu interesse e persistência com que aderiram a esta iniciativa.

Os três primeiros lugares foram preenchidos por três meninas:

1º Lugar - Nélia Oliveira, 3ºB;
2º Lugar - Tatiana da Silva, 3ºD;
3º Lugar - Rita Sousa, 3ºC.

Parabéns a todos, especialmente às vencedoras.



Andreia Freitas

3º Dia da Semana da Leitura

O terceiro dia da Semana da Leitura foi muito atarefado!


De manhã, as turmas de 3º ano tiveram a oportunidade de assistir às peças de teatro das alunas da ESE de Torres Novas. As peças basearam-se nas regras da estrada, cuidados a ter na praia e reciclagem! Foi muito divertido, houve muitas cenas cómicas! E de uma forma descontraída relembramos regras que temos sempre de ter em conta...


De tarde recebemos a escritora Elsa Magalhães na Videoteca e foram as turmas de 4ºano as contempladas para as duas sessões. A autora falou-nos de poesia, de prosa, dos Lusíadas, de História, enfim, muitos temas que todos apreciamos... No final foram colocadas várias questões, muitas delas criativas, a fim de sabermos mais sobre esta senhora muito simpática e alegre.

A Feira do Livro tem tido imensa afluência todos os intervalos e muitos meninos e meninas, bem como os seus familiares, têm aproveitado as oportunidades da Feira, comprando vários livros...

Andreia Freitas

Semana da Leitura

Estamos no 3º dia da semana da Leitura do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém.
Como temos vindo a noticiar, um pouco por todas as escolas do 1º CEB e JI's estão a ser concretizadas várias actividades.

Por aqui, na Biblioteca Escolar Oureana, as actividades têm decorrido como previsto e os alunos da EB1 de Ourém nrº1 têm aproveitado esses momentos ao máximo.
No 1º dia, todas as turmas do 2º ano tiveram a oportunidade de experienciar o modo como se fazem as ilustrações, com o professor Gabriel Lagarto.

Da parte da tarde, o 1º A, o 2º E e o 3º C e D leram várias poesias ao som de um clarinete, tocado pela professora da Ourearte.



No segundo dia, durante a manhã, as alunas da EPO prepararam várias sessões para o pré-escolar e 1º ano.

Durante a tarde, o 4º ano B e C ouviram um conto "É tão injusto" na Videoteca. Assim foram os dois primeiros dias da Semana da Leitura!

Andreia Freitas

JI Coroados






Na Semana da Leitura, os meninos e meninas do JI dos Coroados têm feito uns trabalhinhos muito giros...


Relacionados com o amor e a amizade, enviaram-nos alguns marcadores, com desenhos, pinturas e colagens e com uns excertos muito lindos de Elisenda Querat e C. Pott.




Para lerem um exemplo:



«Mamã, de que cor são os beijos?

«Alguns beijos, meu menino, são pequenos, barulhentos, divertidos e muito muito brincalhões. São de um vermelho brilhante como... como as cerejas! E dizem-nos: Gosto de ti pela tua alegria, frescura e vitalidade.»

Andreia Freitas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

JI EB1 de Caneiro - 5ª Semana da Leitura

O Jardim de Infância e a EB1 de Caneiro juntaram-se, mais uma vez, para celebrar a leitura.

A sua programação é ambiciosa! Querem espreitar aqui.

Aqui fica o seu programa.

Parabéns.




Dia de S. Valentim

A turma do 3º ano A aproveitou a celebração do dia de S. Valentim para construir acrósticos utilizando a palavra

Amar é um sentimento
Muitas pessoas amam a sua família
O amor é lindo
Recordar o amor que sentimos pelos outros é fantástico


Mas não se ficaram por aí...

"Amor é gostar de alguém".

"Namorar é dar beijos na cara e andar de mão dada".

"Um amigo é quem anda sempre ao nosso lado".

Este é apenas um dos trabalhos... que o Sr Mocho foi ver à sala e por isso não diz de quem é...
Parabéns a todos!

Até Breve.


Alburitel - 2ª Semana da Leitura

A EB1 e JI de Alburitel enviaram-nos o seu programa para a "5ª Semana da leitura".

Há muitas actividades apelativas, para todos aqueles que quiserem participar.

Quem quiser conhecer as últimas novidades literárias deve passar pela feira do livro de Alburitel.

Em breve daremos mais notícias.

Até Breve.

1º Dia da 5ª Semana a Leitura

"5ª SEMANA DA LEITURA" do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém - Nas asas da Leitura.

O nosso Agrupamento está em festa, durante toda a semana.

A Biblioteca Oureana está a organizar uma grande Feira do Livro que não devem perder...

O ilustrador, Gabriel Lagarto, esteve hoje com os meninos das 5 turmas de 2º anos de escolaridade.
Em breve escreveremos mais acerca desses belos momentos...

A poesia foi "rainha" ao ser declamada por meninos das turmas do 3º C e D, acompanhados pela sua professora de Educação Musical.

As turmas do 1º ano A e do 2º ano E, foram os convidados de honra e as sessões decorreram na biblioteca Oureana.

Como hoje é o dia de S. Valentim, a turma do 4º ano A fez um poema sobre a amizade. Ao longo da tarde, alguns dos seus alunos foram declamá-lo a outras turmas da nossa escola.


A Amizade
A Amizade é um sentimento que se sente.
Ela é o que basta para oferecer de presente!
É uma grande força do coração
que põe feliz toda a gente.

A Amizade embeleza a vida
e torna-a muito colorida!
Nesta aventura de viver,
um amigo é alguém que me ajuda a valer!

Ela é como um rio, corre docemente,
passa pela nossa vida...
e desagua no coração
como uma grande lição!

Sabes o que é um amigo?
é aquele que é tolerante contigo.
Sabe escutar-te...
E com ele podes contar.
EB1 de Ourém n.1
4º ano, turma - A





sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Olimpíadas da Ortografia: resultados



Hoje decorreu na Biblioteca Oureana a segunda fase das Olimpíadas da Ortografia, com a presença de uma amiga do gato Sortudo - a Bruxa Cartuxa...

Muito boazinha, recebeu os seguintes apurados da 1ª eliminatória:

3º ano A
Inês da Silva Marques
Magda Rodrigues Trindade
Mariana da Silva M. Félix
Francisca de Sousa Catarino
Patrícia Dinis Évora da Felícia

3º ano B
Ana Rita Baptista Faria
João Rafael Freitas Oliveira
Nélia Oliveira
Maria Carlota Martins Pereira
Helena Maria Rolo Paiva
Sara Deolinda Cardoso Freitas

3º ano C
Daniel Vital P. Marques
Vanessa Tambá
Rita Antunes
Bruna Gonçalves
Rita Sousa
3º ano D
Maria Madalena Nunes
Margarida Pereira Faria
Luís Manuel Santos
Rodrigo Oliveira Gonçalves
Ângela José F. L. Catarino
Tatiana Silva
2º ano E
Carlos Vieira
Rita Henriques
Diana Dobriyanska
Rita Estevão



Os alunos que obtiveram melhores resultados nesta prova e foram aprovados para a etapa final, foram:


Ana Rita Baptista Faria -18V
Rita Cavalheiro e Sousa - 18V
Nélia Oliveira - 18V
Mariana da Silva M. Félix - 16,5V
João Rafael Freitas Oliveira -16 V
Tatiana da Silva Cardoso -16 V
Daniel Vital Pereira -14 V
Helena Maria Rolo Paiva - 13 V
Inês da Silva Marques-12 V
Rodrigo Oliveira Gonçalves - 12 V
Bruna Gonçalves - 12V

A final irá decorrer na Semana da Leitura, no dia 16 de Fevereiro à tarde.


Boa Sorte!


Andreia Freitas e Isabel Sousa

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Semana da Leitura




Vem já aí a Semana da Leitura!!!


Este ano realizar-se-à na semana de 14 a 18 de Fevereiro e o tema é "Nas asas da Leitura"...

Estão muitas actividades preparadas para ti e irá decorrer, igualmente, a Feira do Livro, com livros a baixo custo.

Não te esqueças de trazer os teus livros da Ana Maria Magalhães, da Elsa Magalhães e da Carmen Zita Ferreira para serem autografados...
Andreia Freitas

Olimpíadas da Ortografia


Durante este início do mês de Fevereiro, a equipa da Biblioteca Oureana tem recebido os alunos e alunas do 3º ano para participarem nas Olimpíadas da Ortografia...

A obra da primeira etapa intitulou-se "Os Primos e a Fada Atarantada", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Helena Simas.

Antes de realizarem a prova, todos os alunos foram surpreendidos por uma personagem muito especial que lhes deu todas as indicações...

Querem saber quem foi? Descubram-na, procurem e requisitem o livro!!!

Andreia Freitas e Isabel Sousa

Ciclo da Água


Vejam só este desenho fantástico do Ricardo do 4º ano A!!!

O Lagarto Celestino


O lagarto Celestino era cabeleireiro e todos os animais iam ao seu salão “Bela Lua”.
Ele limava e limpava as unhas, lavava, cortava e penteava o pêlo, as penas e os cabelos aos seus clientes.
Certo dia, apareceu o leão Leopoldo. Vinha da selva com a juba desalinhada e cheia de lixo.
O lagarto e os seus clientes ficaram muito assustados. Aflitos fugiram pela janela.
O leão Leopoldo, desolado, disse que queria apenas lavar e alisar a sua longa juba!
Não queria assustar ninguém!
Mais tranquilos e felizes, os clientes voltaram para o salão.
Então, o lagarto Celestino, cantando, lavou a melena do leão.

História da autoria de Beatriz Doumerc, adaptada pelos alunos do 2.º ano D da EB1 Ourém n.º1.



Andreia Freitas

A rã Mainu



Resumo

«Esta história é um conto tradicional de Angola.
Havia um príncipe que desejava casar-se com a filha do Rei Sol e da Rainha Lua.
O príncipe escreveu uma carta à princesa.
Procurou ajuda entre os animais. Foi ter com a zebra, antílope, falcão e o abutre, mas todos recusaram a tarefa de ir ao céu, entregar a carta.
Apareceu a Rã Mainu que se ofereceu para levar a carta.
Esperou que os guardas do céu viessem buscar água e aproveitou a boleia e levou a carta ao céu.
A princesa aceitou o amor do príncipe, casaram e foram felizes.»

Gonçalo Pereira Domingos, 3ºano

Andreia Freitas



Visita à exposição

A turma do 3ºD visitou a Exposição dos Castelos e, na sala-de-aula, concretizaram composições e ilustrações e... O seu próprio castelo!!!

«Na terça-feira fui a um sítio que se chama Câmara Municipal de Ourém.
Quando fui à Câmara Municipal de Ourém eu ia com os meus colegas, com a minha professora que se chama Lígia, e também foi outra turma do 3º C.
Quando saí da escola eram 16:15.
Quando eu cheguei tive de esperar um bocadinho cá fora nas escadas à espera que a outra turma visse a exposição de castelos, que os meninos do jardim–de-infância fizeram, com os seus pais.
Uns castelos tinham fotos dos meninos, outros tinham caixas de ovos, outros tinham pacotes de leite, outros tinham bonecos, outros tinham cartolinas e outros tinham catapultas lá dentro do castelo…
Mas do que eu gostei mais foi do castelo que tinha uma ponte, água, peixe, árvores, flores e um castelo.
Eu gostei muito de ir ver a exposição de castelos que os meninos do Jardim de Infância fizeram com os seus pais».




Andreia Freitas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

JI's Ourém



No início deste mês de Fevereiro, os Jardins de Infância visitaram a nossa Escola EB1 nrº1 de Ourém, a Videoteca e a Biblioteca Oureana.

Todos os meninos e meninas, com as suas educadoras e assistentes operacionais, assistiram ao teatro de Fantoches "A Magia de Oureana" e exploraram os livros da biblioteca...
Andreia Freitas

JI Lagoa














No dia 27 de Janeiro os meninos do JI de Lagoa do Furadouro vieram a Ourém ver a exposição de castelos que está na sala aquário da Câmara Municipal de Ourém.

Antes de irem ver a exposição, fizeram-nos uma visita à nossa videoteca, onde foram brindados com um teatro de fantoches - “A avestruz Mariluz”. Depois da surpresa, visitaram a Biblioteca Oureana onde puderam ver os livros que mais gostavam.
Obrigada pela visita.

Andreia Freitas