domingo, 6 de março de 2011

Era uma vez a corte, no Carnaval.

Hoje vivemos uma manhã diferente e muito divertida.

Já há muito que tínhamos combinado os nossos disfarces. Como este ano temos falado muito de castelos, palácios, Reis, rainhas, princesas, fadas e etc, o imaginário das crianças andou à volta disso. Com as guerras e as lutas dos nossos Reis foram ainda introduzidos os soldados e os cavaleiros.

Inicialmente cada criança pensou no seu disfarce preferido. Depois as crianças de cinco anos desenharam o disfarce que queriam. Os mais novos escolheram-no apenas. Fiz reunião com os Pais e contei-lhes o que já tinha combinado com as crianças. Sugeri-lhes uma ida à arrecadação do Jardim-de-infância para ver o que lá tínhamos e poderia ser reutilizado ou adaptado. A sugestão foi aceite pois era barata e não exigia trabalho extra, duas grandes vantagens nos tempos que correm.

Com as crianças realizei os acessórios ( coroas, fatos dos soldados, chapéus de fada, etc), a Ana andou de volta das capas (usámos as dos reis magos, transformámos o manto da Nossa Senhora, uns cortinados velhos também serviram) e com a ajuda das crianças foram decoradas a gosto.

A maioria das saias foram feitas há alguns anos para as mães participarem numas marchas…deu muito jeito serem compridas como as das princesas.

Hoje foi só vestir as roupas já preparadas, pintar as carinhas das princesas, as barbas e os bigodes dos Reis e dos soldados.

Anunciei que a corte ia dar um passeio à floresta, já sabia que o professor Octávio tinha preparado com os alunos do 1º CEB disfarces de árvores.

Em conjunto passamos pelo Vale do Porto, como era dia de festa, tivemos direito a doces e tudo. Brincámos muito com os nossos amigos e divertirmo-nos.

Podem espreitar o nosso Power Point e verificar com os vossos olhos.

A educadora do JI de Vale do Porto.


Gabriela Frias



http://pt.scribd.com/doc/50146000/ERA-UMA-VEZ-A-CORTE-1

Sem comentários:

Enviar um comentário