quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O ciclo da Água

A Água é o bem mais precioso que temos. Sem ela uma flor, um animal e mesmo nós próprios não viveríamos.

Existem muitas coisas a saber sobre a Água: onde a podemos encontrar, em que estados, o ciclo que ela precorre no planeta Terra... E muitas outras coisas.

No Verão sabe tão bem mergulhar no mar, ou comer uma salada de fruta fresca (em que os morangos, as framboesas e os pêssegos já eles próprios cresceram com a ajuda da nossa amiga Água!)...
No Outono comemos outros frutos como as romãs e os diospiros, e os nossos pais e avós fazem os doces com fruta, açúcar e água! Hummm tão bom!
No Inverno, sabe bem um cházinho quentinho ou um saco de água quente para nos aquecer os pés...
E... Ás vezes chove em todo o nosso país, ou, se estiver muito frio, existem algumas zonas em que a água cumprimenta as pessoas em forma de neve.
Na Primavera os passarinhos estão tão contentes a chilrear nos parapeitos das nossas janelas... Por sua vez, as flores crescem lindas e coloridas, para podermos sentir o cheirinho da Alegria.


Água é Vida e temos de a preservar!

As turmas do 4º ano de escolaridade, estão a trabalhar este tema nas salas de aula.















A professora bibliotecária preparou uma actividade no âmbito da BE, onde os alunos puderam observar os estados físicos da água e imaginarem o seu ciclo... Foi bastante divertido e esclarecedor!
Para além dessa actividade, foi mostrado um powerpoint e um videoclip da música dos "Queen" - "We will rock you", com a história de uma Gota de Água muito aventureira...





Andreia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário