quarta-feira, 14 de abril de 2010

D. João I

A turma do 4º ano B veio à Biblioteca ouvir a história contada no livro "D. João I "de Ana Oom.

O "produto" do trabalho é este...

D. João I

Um menino chamado João foi educado pela ordem de Avis. À medida que os anos iam passando ele foi-se tornando um Homem Bom, Inteligente e Sensato e passou a ser o Mestre de Avis.

O país estava a viver uma fase muito difícil, era preciso encontrar um bom rei que garantisse a independência.
O povo escolheu o João Mestre de Avis para futuro rei e ficou a chamar-se D. João I, Rei de Portugal.


O Rei de Castela ao saber que as pessoas queriam que D. João I fosse o Rei de Portugal, chamou o seu exército e atacou Portugal.


D. João I pediu ajuda ao seu amigo D. Nuno Álvares Pereira, homem inteligente, para enfrentar os Castelhanos.

Perto de Aljubarrota, Nuno Álvares Pereira ordenou às suas tropas que cercassem o exército castelhano por todos os lados. E, apesar do exército inimigo ser em maior número Portugal saiu vencedor e estava, novamente a salvo.

D. João I decidiu oferecer um mosteiro ao seu povo para que todos se lembrassem desta vitória.
E quis construir esse mosteiro perto de Aljubarrota – o Mosteiro da Batalha.

D. João I guardou nas suas memórias a vitória de Aljubarrota. Um dia, ainda cheio de força e ambição, decidiu ir conquistar novas terras por mar.

Pediu logo ajuda ao seu filho, o Infante D. Henrique e os dois começaram logo a preparar a "Aventura dos Descobrimentos".

Ensinou homens marinheiros a navegar e preparou alguns instrumentos para se orientarem no mar.
Quando tudo estava pronto, os Portugueses seguiram até ao norte de África e conquistaram Ceuta, uma cidade rica e poderosa.

Os Portugueses aplaudiram muito esta conquista. O Rei D. João I era um homem feliz. Nunca pensou ser rei, mas foi escolhido pelo povo. Todos o amavam, por isso era mais fácil ser rei e governar o país para desenvolver Portugal. O seu cognome foi rei de Boa Memória.

Podem ler o livro na nossa Biblioteca...

1 comentário:

Gabriela disse...

Ensinar a nossa história assim parece mesmo fácil e agradável. Nestes dias conturbados que vamos vivendo bem precisávamos de ter como líder um Mestre de Aviz e um Condestável para ajudar

Enviar um comentário