segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dia Aberto do Agrupamento



Na passada sexta-feira foi um dia de festa no Agrupamento de Escolas Conde de Ourém. Na Escola sede todos trabalharam para dinamizar o Dia Aberto do Agrupamento!


Houve teatro das alunas CEFAC para o 1º CEB, concertos, danças dos mais pequenos (Chuva de Estrelas), ateliers diversos com exposição de trabalhos de todas as turmas e Escolas pertencentes ao Agrupamento, bancas com produtos para venda, quermesses e tasquinhas.


A Biblioteca sede organizou o Mercado de Livros usados, com venda de livros a baixo custo, detendo bastante sucesso ao longo de toda a tarde e noite... Para além disso, houve várias atividades, entre elas a receção dos alunos das escolas do 1º CEB, com contos de histórias por parte dos Amigos da BE e sessão com a Ourearte, onde professores mostraram dois instrumentos musicais e os presentes tiveram a oportunidade de os experimentar!



O Agrupamento e todos aqueles que dele fazem parte estão de Parabéns!!!




Andreia Freitas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Jardim Infantil de Ourém

Hoje de manhã os meninos de 5 anos do Jardim Infantil de Ourém, vieram conhecer a nossa Escola!
Estes meninos estavam bastante entusiasmados, pois para o ano esta será a sua Escolinha. Assim, tiveram a oportunidade de conhecer os vários espaços, ouvir uma história e conhecer salas de aula, onde realizaram um pequeno trabalho com os coleguinhas do 1º ano.




Até Setembro!





Andreia Freitas, Isabel Santos e Fátima Cláudio

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mini Olimpíadas de Matemática



Decorreram hoje, dia 25 de Maio, durante a manhã e início da tarde, as Mini Olimpíadas de Matemática. Os alunos do 2º ano E, 3º e 4º ano dirigiram-se à nossa Biblioteca Oureana para realizar a prova, distribuída por professoras de Matemática da Escola sede.



Em breve anunciaremos os resultados.


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Operação Stop




Hoje de manhã, pelas dez horas, a turma do 4º ano C participou numa Operação Stop com a supervisão da PSP. Esta consistiu numa ação de sensibilização integrada no programa Escola Segura, destinada a chamar à atenção dos alunos para a necessidade de cumprir regras de trânsito e desenvolver comportamentos de segurança.





Os alunos puderam verificar os documentos dos condutores e as condições do próprio veículo, entre outras situações ligadas à segurança rodoviária.




Obrigada Agente Martins e Agente Carreira!









Andreia Freitas

25 de Abril 1974

No início deste mês foi trabalhado o tema da Revolução do 25 de Abril de 1974.
Apresentamos alguns dos textos que alunos/as da turma 3º ano A desenvolveram.

Para os leres clica sobre a imagem para ficar em modo "ecran inteiro" e podes virar as páginas...






Andreia Freitas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

JI do Vilar dos Prazeres


Hoje, os meninos e meninas do JI do Vilar dos Prazeres vieram à Biblioteca Oureana. Quando chegaram fizeram uma breve visita à Biblioteca e depois ouviram a história "A surpresa de Handa", na Videoteca.
No meio da manhã foram ao bar da nossa Escola para lanchar. A seguir regressaram à Biblioteca e vejam só as atividades que eles fizeram:




Queremos agradecer à Câmara Municipal de Ourém o apoio que prestou a nível de transporte!

Andreia Freitas

Caminho


Lembram-se do prémio "Uma aventura literária...2011" que a nossa amiga Andreia Ferreira do 4º ano A recebeu das mãos da escritora Ana Magalhães e da Ministra Isabel Alçada?
Então vejam só a carta que ela recebeu... Para a abrir, cliquem sobre a imagem e depois podem folhear as várias páginas e descobrir o que tem dentro.









Andreia Freitas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Acróstico

A turma do 3º ano A realizou um acróstico acerca do feriado 1 de Maio - dia do Trabalhador...


Vejam o resultado...



Andreia Freitas

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Azulejos









Ao longo deste mês, alguns colegas de EVT da EB 2,3 D. Afonso, IV Conde de Ourém têm vindo à nossa Escola dinamizar uma oficina de artes aos alunos do 4º ano de escolaridade.





Estão a ser pintados azulejos que posteriormente serão levados a um forno de altas temperaturas para fixar as imagens.



Obrigada aos professores que se disponibilizaram a dinamizar esta iniciativa!


Andreia e Bélita

Experiências Conde de Ourém






































Os docentes do Departamento de Ciências da Escola EB 2,3 D. Afonso, IV Conde de Ourém realizaram uma surpresa aos alunos do 4º ano da nossa Escola.

Quando as turmas chegaram ao bar, viram-no transformado num laboratório de Físico-Química. Para seu grande espanto puderam observar e participar nas várias experiências desenvolvidas - obrigada aos docentes que realizaram esta iniciativa!

Assim tornou-se real a informação dos livros da Classe 6, disponíveis na nossa Biblioteca.
Andreia Freitas e Bélita

Até Já!




No passado dia 30 de Abril, a Educadora Manuela e a Assistente Operacional Lurdes proporcionaram-nos um lanchinho... Isto porque chegou uma nova etapa para estas duas nossas amigas e colegas de trabalho - uma fase de descanso depois de vários anos ao serviço da Educação.


Realizámos algumas surpresas para terminarem a sua carreira profissional da melhor forma, foi um momento bastante emocionante.


Parabéns às duas por todos os momentos vividos e desejamos que esta fase seja ainda mais colorida que todas aquelas pelas quais já passaram.


FELICIDADES MANUELA E LURDES e obrigada!


São os votos de todas os/as colegas da EB1 de Ourém n.1.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Concurso "Uma aventura literária ...2011"



No passado dia 29 de Abril na Feira do Livro em Lisboa, decorreu uma cerimónia pública de entrega de prémios, com a presença das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Um dos prémios do concurso literário baseado nas leituras dos livros da colecção "Uma Aventura", foi atribuído a uma das alunas do nosso Agrupamento de Escolas Conde de Ourém:
Andreia Carina Carina Gonçalves Ferreira, da turma 4º A.

A aluna foi acompanhada por colegas da turma, pelo seu pai e pelas professoras Raquelina, Mª João e Isabel Sousa.

Na troca de um cheque livro, os livros adquiridos pela aluna premiada do nosso Agrupamento, foram autografados pelas escritoras e posteriormente o seu trabalho será publicado num dos números da colecção " Uma Aventura".

Para além destes prémios, a aluna e a sua professora receberam um diploma de participação.


Este trabalho, coordenado pelos Professores e desenvolvido pelos alunos, promoveu a leitura e a escrita e fomentou o Plano Nacional de Leitura.


Parabéns Andreia!


Professora Raquelina e Andreia Freitas