sábado, 18 de abril de 2015

3.º Trocompra no centro escolar de Santa Teresa


Finalmente chegou o dia da Trocompra!




Ás 11 horas abriu a feira para os meninos das 5 salas do pré escolar.




Acompanhados pelas suas educadoras e assistentes operacionais, com os seus trocanitos na mão, deslocaram-se à cave do centro escolar de Santa Teresa, onde já estavam todos os produtos expostos.

Houve tempo para ver experimentar decidir e comprar...

Ao final da manhã cada um levou aquilo que mais gostou... e que agora era seu.

Comprou com os seus trocanitos, que recebeu pelo que já tinha trazido para a feira.










Pelas 14h30m o espaço de feira já estava preparado para receber novos compradores!...

Desta vez,  a feira recebeu os alunos das 7 turmas de 1.º ciclo do ensino básico,  que já encontraram novas possibilidades de negócio.

Havia produtos diferentes para adquirir tais como vales de desconto em estabelecimentos comerciais da cidade, e produtos de outro tipo...

Houve tempo para ver pensar adquirir partilhar emprestar e dar... É que alguns meninos tinham trocanitos mais que suficientes para aquilo que queriam adquirir enquanto que outros fizeram escolhas para as quais os seus trocanitos não eram suficientes...

Houve amizade solidariedade e muita cumplicidade entre colegas e amigos...

No final todos estavam felizes.

Para os organizadores Professor Gabriel Lagarto e Professora Isabel Vicente um grande obrigado pela iniciativa e pela capacidade de mobilização de toda a comunidade educativa.

É que não podia haver Trocompra se estes dois docentes não envolvessem, da forma como o tem feito, os alunos, docentes com e sem turma, assistentes operacionais e pais/ encarregados de educação. O envolvimento de todos alarga-se para além da comunidade escolar mobilizando toda a comunidade envolvente (comerciantes, amigos, instituições... ).







Esta é uma boa estratégia para ajudar cada criança/ aluno a exercitar os seus direitos e deveres enquanto cidadão. Num "espaço limitado e protegido" tem a possibilidade de ser um cidadão livre utilizando as suas capacidades, competências e conhecimentos, para adequar as suas atitudes aos cenários com que se vai confrontar. Felizmente estes cenários ainda não são da sua responsabilidade (exclusiva) no seu dia a dia.



 Ficamos à espera da 4.ª edição.



Sem comentários:

Enviar um comentário